Doenças

TENDINITE CALCÁRIA

As alterações degenerativas que ocorrem nos tendões como parte do processo de envelhecimento em combinação com o pinçamento do ombro, causam inflamação crônica com depósito de sais de cálcio, principalmente nos tendões do supraespinal e infraespinal, sobreturo entre as idades de 30 e 40 anos.

QUADRO CLÍNICO:

Dor súbita e intensa na região ântero-superior do ombro, Costuma ser tão forte impedindo o sono do paciente, que geralmente procura um atendimento de urgência. Radiografias em AP verdadeiro com rotações interna e externa e neutra confirmarão o diagnóstico.

Existem três fases nas tendinites calcárias: a fase silenciosa assintomática; a fase aguda com dor intensa, mesmo em repouso e, entre os dois extremos, a fase subaguda caracterizada por dor leve ou desconforto nos movimentos de elevação do ombro.

TRATAMENTO:

O tratamento conservador dá bons resultados na maioria dos casos. Medidas para combater a dor e a inflamação são crioterapia, analgésicos potentes por via oral, intra-muscular e intra-venosa. A seguir, realiza-se fisioterapia analgésica e antiinflamatória (crioterapia, ultrassom, ondas curtas, laser, tens).

Nos casos persistentes:
Caso as medidas acima não resolvam, os depósitos de cálcio podem ser eventualmente removidos por via artroscópica.


Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita.
Saiba mais.